Outras coisas legais

3o Curitiblogando: experimente ser turista na sua própria cidade

Há algumas semanas participei do Curitiblogando, um evento que reuniu blogueiros de viagem aqui da região e também de outras partes do Brasil. O objetivo era reunir uma galera legal e mostrar nossa linda cidade pros nossos lindos visitantes. Esses objetivos foram mais do que cumpridos e o fim de semana foi um sucesso atrás do outro, mas o que eu não esperava era me sentir turista dentro da minha própria cidade.

O fim de semana começou na sexta-feira com um churrasco no Curitiba Eco Hostel. Afastado do centro e no meio de um bosque digno de contos de fadas, o lugar é perfeito pra relaxar e curtir a natureza. Fomos super bem recepcionados pela equipe do hostel, e super bem servidos de chopp Gauden Bier e sobremesas delícia da Caramelodrama.

No dia seguinte, fomos logo cedo conhecer a cervejaria Gauden Bier, em Santa Felicidade.

IMG_4164

Tivemos uma explicação bem bacana sobre o processo de fabricação da cerveja e uma degustação delícia (a melhor parte!),

IMG_4173

Depois, partimos pra Campo Magro, região metropolitana da cidade, dar um rolê nas colônias polonesas.

Almoçamos no restaurante Nova Polska, com uma amostra espetacular da gastronomia polonesa. Algumas coisas eu já tinha provado, como os famosíssimos e imperdíveis pierogis, mas adorei comer aquela sopa de pinhão delicinha e a sobremesa muito louca de maçã recheada. Nham!

IMG_4175

O Nova Polska também oferece passeios pelo lugar. Foi bem difícil levantar das deliciosas espreguiçadeiras e redes que eles têm no jardim pra galera fazer a digestão lagarteando no solzinho, mas o passeio valeu a pena. Subimos numa espécie de trenzinho puxado por um trator, e fomos até um laguinho onde rolou um passeio de chalana.

IMG_4180

Um passeio bem família e bem gostoso praquele sábado preguiçoso de sol em que você só quer encher a pança e descansar. A estrada até lá é um atrativo à parte, com campos e araucárias, bem típico da nossa região.

Seguimos para a minha parte preferida do dia: a visita à Torre Panorâmica de Curitiba. Esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, mas pelo mesmo motivo que leva muitos cariocas a jamais visitarem o Cristo Redentor, eu nunca tinha visitado a Torre.

Torre Panorâmica de Curitiba

Torre Panorâmica de Curitiba

Chegamos no final da tarde e, sendo um dia atipicamente bonito na capital paranaense, perfeito para ter uma vista completa da cidade, todo mundo resolveu visitar o mesmo lugar que a gente. Pegamos uma fila bem comprida que nos tomou uns bons 40 minutos. Mas o que eu não esperava era que essa fila faria com que a gente chegasse lá bem na hora do pôr do sol.

IMG_4189

Pôr do sol visto da Torre Panorâmica de Curitiba

Pôr do sol visto da Torre Panorâmica de Curitiba

O sol se pondo deu uma luz completamente diferente à minha visão da cidade. Durante todo o dia, eu via tudo não como se morasse ali há quase 10 anos, mas sim como se estivesse visitando pela primeira vez. Não importa se você mora num lugar desde que nasceu, é muito pouco provável que você já tenha visto tudo o que há para se ver. Sempre vai ter aquela rua bonitinha ou aquela festa que você não conhecia.

Parque Barigui, aonde eu vou quase toda semana, de uma forma que eu nunca havia visto antes: do alto, no pôr do sol.

Parque Barigui, aonde eu vou quase toda semana, de uma forma que eu nunca havia visto antes: do alto, no pôr do sol.

E mesmo que você realmente já conheça tudo, nenhum dia é igual ao outro e eu lhe garanto que sua experiência será diferente a cada vez que você voltar num lugar. Já dizia Henry Miller: “Um destino não é nunca um lugar, mas sim uma nova maneira de olhar as coisas.”

E isso foi só o primeiro dia! O Curitiblogando ainda teve um Pub Crawl pelos bares do centro histórico e um rolê pelos parques da cidade. Acompanhe as impressões dos outros blogs curitibanos e dos nossos visitantes!

curitiblogando

Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Maria Thereza (Travel Monster) e Cristiane Tomasi (Carpe Diem).

Blogueiros convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Fábio Lima (Intrip), Rafael Leick (The Way Travel), Carol May (Dicas Roteiros Viagem), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante), Thaís Towersey (Guia Mundo Afora), Guilherme Tetamanti (Viajando com eles), Lucas e Natalia (Queimando Asfalto) e Marina Fabri (Coisas de Diva).

Leia também

5 Comentários

  • Responder
    Yasmin
    25 de agosto de 2014 às 03:51

    Ah… deu uma vontade de partir pra Ctba!

    Essa vista em pleno pôr do Sol da Torre, UAU! E quero experimentar essas brejas! *o*
    Algo que quero conhecer é o jardim botânico (de vidro e pãns), ou tô confundindo lugar?

    Enfim, espero ir logo menos pra Curitibacity! E vou querer te ver, guria!

    Bjo!

    • Responder
      Maria Thereza M.A.
      26 de agosto de 2014 às 12:11

      Sim, é o Jardim Botânico mesmo! É realmente lindo, não só a estufa como todo o parque em volta também! Quando vier pra cá, é só avisar! Você vai adorar, com certeza!

      Bjo!

  • Responder
    Jr Caimi
    25 de agosto de 2014 às 13:42

    Que show!! Curitiba é tudo de bom 😉

  • Responder
    Yasmin
    16 de julho de 2015 às 23:28

    Ooi tudo bem? Também sou blogueira de viagens e de Curitiba. Descobri o Curitiblogando hoje e queria saber como participar! Obrigada
    http://www.naterradoscoalas.wordpress.com

  • Deixe um comentário